04/09/2020 – Informativo nº 01

Informações referentes às notas técnicas do Município de Vista Alegre do Alto

Ações realizadas frente à Pandemia do novo Coronavírus

 23 de Março de 2020

– Mobilização social com carro de som pelas ruas, para conscientização da população sobre a necessidade de permanecer em casa.

– Rádio da cidade (Médico, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica e Secretária de Saúde divulgando informações).

– Recomendações em estabelecimentos privados para evitar aglomerações de pessoas.

– Alterações na sala de espera do Pronto Socorro, seguindo a recomendação de manter a distância de pelo menos um metro entre as pessoas e evitar aglomerações.

– Alterações na sala de espera da UBS, seguindo a recomendação de manter a distância de pelo menos um metro entre as pessoas e evitar aglomerações.

– UBS ficou à disposição do Pronto Socorro, para que este só atenda Urgência e Emergência. Pacientes não graves são encaminhados para a UBS caso haja a necessidade de consulta.

– Suspensão de consultas e exames de rotina provisoriamente.

– Alteração no horário de atendimento dos Serviços de Saúde, exceto Pronto Socorro.

– Vacinação contra a Influenza em domicílio para os idosos para que esses não precisem sair às ruas.

02 de Abril de 2020

– Posto de Vacinação Volante na EMEI Aurélio Bettini somente para vacina da Campanha Influenza.

– Realização de limpeza e desinfecção de todos os setores da Saúde, internamente, três vezes na semana e externamente nos setores da Saúde e locais de maior fluxo de pessoas (farmácias, supermercados, terminal rodoviário) semanalmente, com produtos indicados pelo Ministério da Saúde.

– Disponibilização de atendimento psicológico online para funcionários da prefeitura e população, que pode ser realizado através de um link no site da Prefeitura do Município.

 

30 de Abril de 2020

 

– Instituição do Pronto Atendimento de Sintomas Gripais, em 30 de Abril de 2020, realizamos mudanças na escala de profissionais de enfermagem e limpeza, na estrutura do Hospital, com adequação de consultório, dois leitos, oxigênio, monitor cardíaco, consultório médico e posto de enfermagem para que os pacientes que se enquadrem na classificação de sintomas gripais sejam direcionados especificamente a este setor.

A Vigilância do Município trabalha embasada nos Protocolos do Ministério da Saúde e em consonância com todos os outros Municípios da Diretoria Regional de Saúde, portanto, tudo o que é postado nas Notas Informativas, são dados fidedignos.

04 de Maio de 2020

– Fechamento da UBS às 15:30h a partir do dia 04 de Maio de 2020.

– Com a chegada dos testes rápidos nos Municípios, é importante ressaltar que os dados poderão sofrer alterações diárias, como caso suspeito, positivo ou descartado, pois o resultado do teste (para as pessoas que se enquadram na coleta) sai em 15 minutos. Logo, quando tivermos um suspeito e realizarmos o teste, já teremos o resultado.

04 de Maio de 2020

– A partir do dia 04 de Maio o fechamento da UBS passou a ser às 16:00 horas.

– Realização de desinfecção das ruas do Município com hipoclorito de sódio duas vezes na semana.

29 de Maio de 2020

– ORIENTAÇÃO/CAPACITAÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS SOBRE O USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica do Município, Ana Carolina Lerri Antonio, realizou uma orientação para os profissionais da saúde (enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas de ambulância, médicos, equipe da recepção, equipe da farmácia e equipe do administrativo – agendamento) do Pronto Socorro, do Pronto Atendimento de Sintomas Gripais e da Unidade Básica de Saúde Antonio Apparecido Fiorani sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) frente a Pandemia do Coronavírus.

Foi elaborado um material com a descrição dos EPIs disponíveis nas Unidades de Saúde do Município, quais desses EPIs devem ser utilizados nesse novo cenário que estamos vivenciando e como eles devem ser utilizados. Após a orientação, foi entregue uma cópia do material impresso para cada funcionário.

O material foi escrito seguindo a Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA n°04/2020, e todas as suas atualizações.

02 de Junho de 2020

– Comunicamos a ampliação da testagem diagnóstica para casos suspeitos de COVID-19 a partir do dia 30 de maio de 2020. Seguindo a deliberação CIB nº 39/2020 todas as pessoas que apresentarem sintomas passarão por coleta de swab naso-orofaríngeo, para realização de RT-PCR e diagnóstico precoce de COVID-19, sendo essa amostra encaminhada ao Instituto Adolfo Lutz, de Ribeirão Preto. A amostra deve ser coletada entre o terceiro e o sétimo dia de início de sintomas, após esse período, será ofertado teste rápido.

08 de Junho de 2020

– Contratação de um médico exclusivo para o Pronto Atendimento de Sintomas Gripais.

– Realização de desinfecção das ruas da cidade com hipoclorito de sódio duas vezes na semana.

25 de Junho de 2020

– Contratação de equipe de enfermagem exclusiva para o Pronto Atendimento de Sintomas Gripais a partir de 25 de Junho de 2020, visando atendimento exclusivo no Pronto Atendimento de Sintomas Gripais não havendo mais a necessidade de alteração da escala do Pronto Socorro do Município diminuindo assim a sobrecarga de trabalho.

17 de Julho de 2020

– Elaborado recomendações Coronavírus – Covid-19 aos servidores e público externo que participarão de Licitações no Município de Vista Alegre do Alto, visando segurança dos funcionários e participantes de cada evento.

20 de Agosto de 2020

– ALTERAÇÃO DO PROTOCOLO DE ISOLAMENTO DO PACIENTE SUSPEITO / CONFIRMADO – COVID-19

Seguindo o GUIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA – EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA NACIONAL PELA DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019, de 05 de Agosto de 2020 e a Sociedade Paulista de Infectologia, essas são as novas orientações de isolamento para pacientes com suspeita de Covid-19, resultado positivo para Covid-19 ou resultado negativo para Covid-19. Seguem as orientações:

  • Síndrome Gripal com confirmação clínico laboratorial para Covid-19, recomenda-se o isolamento suspendendo-o após dez dias do início dos sintomas, desde que passe 24 horas de resolução de febre sem uso de medicamentos antitérmicos e remissão dos sintomas respiratórios.
  • Para indivíduos com quadro de Síndrome Gripal que apresentem resultado de exame laboratorial não reagente, PELO MÉTODO RT-qPCR OU TESTE RÁPIDO PARA DETECÇÃO DE ANTÍGENO SARS-COV-2, o isolamento deverás ser suspenso, desde que passe 48 horas de resolução de febre sem uso de medicamentos antitérmicos e remissão dos sintomas respiratórios.
  • Para indivíduos assintomáticos confirmados laboratorialmente para COVID-19 (PELO MÉTODO RT-qPCR OU TESTE RÁPIDO PARA DETECÇÃO DE ANTÍGENO SARS-COV-2) deve-se manter isolamento, suspendendo-o após dez dias da data da coleta da amostra.

OBSERVAÇÕES: Testes sorológicos (teste rápido, ELISA, ECLIA, CLIA) para COVID-19 NÃO deverão ser utilizados, de forma isolada, para estabelecer a presença ou ausência da infecção pelo SAR-CoV-2, nem como critério para isolamento ou sua suspensão, independentemente do tipo de imunoglobulina (IgA, IgM ou IgG) identificada.

– Será entregue um atestado de retorno ao trabalho aos pacientes que necessitarem.

 

Vista Alegre do Alto, 01 de Setembro de 2020