20/05/2020 – Nota Informativa Coronavírus n° 16/2020.

Nota Informativa Coronavírus n° 16/2020

A Secretaria de Saúde de Vista Alegre do Alto anuncia medidas de restrição e ações de mobilização e prevenção ao Coronavírus, que dispõe sobre a adoção, no âmbito da Administração Pública, de medidas temporárias e emergenciais de prevenção do contágio pelo Coronavírus (Covid-19).

 

Quadro de Casos – Coronavírus do Município de Vista Alegre do Alto

Casos notificados Covid-19 *

(até o momento)

11    2               Confirmados 2 – Curados
9               Descartados  
   0 Aguardando resultado  
Casos notificados Síndrome Gripal 3      
Óbitos Covid-19 0    
Isolamento domiciliar **

Covid-19 e Síndrome Gripal

5 Informações atualizadas

em 20/05/2020

 

*total de casos notificados Covid-19, independente de ter sido confirmado, descartado ou estar aguardando resultado de exame.

** Tanto suspeitos de Covid-19 como pacientes com Síndrome Gripal permanecem em isolamento de 14 dias (o paciente e seus familiares), segundo protocolo do Ministério da Saúde.

            O segundo caso positivo foi inserido na nota como positivo e curado porque o paciente só procurou a Vigilância após receber o resultado do exame e terminar a quarentena domiciliar. O exame foi realizado em serviço particular, entenda-se então, que a Vigilância consegue monitorar somente os pacientes que dão entrada no nosso serviço ou os que são inseridos no Sistema de Informação, se isso não ocorrer, não há a possibilidade de sabermos quem procurou um serviço particular ou possui sintomas.

            A nota informativa foi alterada na data que recebemos o paciente com o resultado do exame. Paciente encontra-se sem sintomas e realizou o exame há mais de 15 dias, tendo em vista os estudos que após os dias de isolamento o paciente deixa de ser transmissor e não está apresentando sintomas é considerado curado, foi colocado na nota como curado.

            Mais uma vez vale ressaltar que a identidade do paciente deve e é preservada, pois possuímos e somos regidos por um código de ética profissional.

            A Vigilância do Município trabalha embasada nos Protocolos do Ministério da Saúde e em consonância com todos os outros Municípios da Diretoria Regional de Saúde, portanto, tudo o que é postado nas Notas Informativas, são dados fidedignos.

           

Ações realizadas até o momento:

 

– Realização de limpeza e desinfecção de todos os setores da Saúde, internamente, três vezes na semana e externamente nos setores da Saúde e locais de maior fluxo de pessoas (farmácias, supermercados, terminal rodoviário) semanalmente, com produtos indicados pelo Ministério da Saúde.

– Disponibilização de atendimento psicológico online para funcionários da prefeitura e população, que pode ser realizado através de um link no site da Prefeitura do Município.

– Organização do Pronto Atendimento de Sintomas Gripais, realizamos mudanças na escala de profissionais de enfermagem e limpeza, na estrutura do Hospital, com adequação de um consultório, dois leitos, oxigênio, monitor cardíaco, consultório médico e posto de enfermagem para que os pacientes que se enquadrem na classificação de sintomas gripais sejam direcionados especificamente a este setor.

 

                Comunicamos que a Nota Informativa será atualizada semanalmente (às quintas-feiras), com exceção quando houver alguma atualização.

 

 

Vigilância Epidemiológica / Secretaria Municipal de Saúde