20/10/2020 – Nota Informativa Coronavírus n° 126/2020.

Nota Informativa Coronavírus n° 126/2020

A Secretaria de Saúde de Vista Alegre do Alto anuncia medidas de restrição e ações de mobilização e prevenção ao Coronavírus, que dispõe sobre a adoção, no âmbito da Administração Pública, de medidas temporárias e emergenciais de prevenção do contágio pelo Coronavírus (Covid-19).

Quadro de Casos – Coronavírus do Município de Vista Alegre do Alto

Casos notificados Covid-19 *

(até o momento)

638*** 213        Confirmados 198 – Curados

05 – Óbitos

10 – Tratamento domiciliar

403   Descartados
22 Aguardando resultado 22 – Tratamento Domiciliar

Isolamento domiciliar

Covid-19

81 Dados atualizados em 20/10/2020

*total de casos notificados Covid-19, independente de ter sido confirmado, descartado ou estar aguardando resultado de exame.

    *** O aumento no número de notificações se deu devido à testagem dos profissionais do Pronto Socorro e Unidade Básica de Saúde (40 testados).

Necessitamos lembrar que a identidade do paciente deve ser e é preservada, pois possuímos e somos regidos por um código de ética profissional.

A Vigilância do Município trabalha embasada nos Protocolos do Ministério da Saúde e em consonância com todos os outros Municípios da Diretoria Regional de Saúde, portanto, tudo o que é postado nas Notas Informativas, são dados fidedignos.

– Com a chegada dos testes rápidos nos Municípios, é importante ressaltar que os dados poderão sofrer alterações diárias, como caso suspeito, positivo ou descartado, pois o resultado do teste (para as pessoas que se enquadram na coleta) sai em 15 minutos. Logo, quando tivermos um suspeito e realizarmos o teste, já teremos o resultado.

 

– ALTERAÇÃO DO PROTOCOLO DE ISOLAMENTO DO PACIENTE SUSPEITO / CONFIRMADO – COVID-19

– Seguindo o GUIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA – EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA NACIONAL PELA DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019, de 05 de Agosto de 2020 e a Sociedade Paulista de Infectologia, essas são as novas orientações de isolamento para pacientes com suspeita de Covid-19, resultado positivo para Covid-19 ou resultado negativo para Covid-19. Seguem as orientações:

  • Síndrome Gripal com confirmação clínico laboratorial para Covid-19, recomenda-se o isolamento suspendendo-o após dez dias do início dos sintomas, desde que passe 24 horas de resolução de febre sem uso de medicamentos antitérmicos e remissão dos sintomas respiratórios.
  • Para indivíduos com quadro de Síndrome Gripal que apresentem resultado de exame laboratorial não reagente, PELO MÉTODO RT-qPCR OU TESTE RÁPIDO PARA DETECÇÃO DE ANTÍGENO SARS-COV-2, o isolamento deverás ser suspenso, desde que passe 48 horas de resolução de febre sem uso de medicamentos antitérmicos e remissão dos sintomas respiratórios.
  • Para indivíduos assintomáticos confirmados laboratorialmente para COVID-19 (PELO MÉTODO RT-qPCR OU TESTE RÁPIDO PARA DETECÇÃO DE ANTÍGENO SARS-COV-2) deve-se manter isolamento, suspendendo-o após dez dias da data da coleta da amostra.

OBSERVAÇÕES: Testes sorológicos (teste rápido, ELISA, ECLIA, CLIA) para COVID-19 NÃO deverão ser utilizados, de forma isolada, para estabelecer a presença ou ausência da infecção pelo SAR-CoV-2, nem como critério para isolamento ou sua suspensão, independentemente do tipo de imunoglobulina (IgA, IgM ou IgG) identificada.

– Será entregue um atestado de retorno ao trabalho aos pacientes que necessitarem.

 

Vigilância Epidemiológica / Secretaria Municipal de Saúde